Brasília Lula deseja a ministra com cargo almejado pelo centrão 'disposição para continuar'

Lula deseja a ministra com cargo almejado pelo centrão 'disposição para continuar'

Presidente parabenizou a ministra do Esporte, Ana Moser, por seu aniversário, em meio à pressão de partidos pelo comando da pasta

  • Brasília | Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Ministra tem cargo almejado pelo centrão

Ministra tem cargo almejado pelo centrão

Marcelo Camargo/Agência Brasil - 30.3.2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu feliz aniversário, nesta segunda-feira (14), à ministra do Esporte, Ana Moser, e desejou a ela "disposição para continuar" a conduzir políticas públicas na área. A manifestação do presidente acontece em meio à pressão do centrão para assumir o comando da pasta.

"Um feliz aniversário para a nossa ministra do Esporte, Ana Moser. Desejo muita saúde e disposição para continuar desenvolvendo as políticas esportivas do nosso país. Grande abraço", escreveu o presidente em uma rede social.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Lula anunciou em julho que faria alterações no corpo ministerial, mas, desde então, só fez uma troca, tendo nomeado Celso Sabino para o Ministério do Turismo no lugar de Daniela Carneiro. O centrão aguarda outras mudanças e está de olho em pastas como Esporte, Saúde e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O presidente, no entanto, quer manter o controle dos ministérios.

O chefe do Executivo vem dizendo que não tem pressa de anunciar outras trocas e que ainda analisa quais ministérios vai entregar ao centrão. Antes de efetivar novas mudanças, Lula quer um encontro pessoal com os presidentes dos partidos que querem ingressar no governo. Já foi anunciado que os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) serão ministros de Lula.

Mesmo com os nomes definidos, o presidente ainda busca a melhor solução. Para não demitir atuais ministros e ampliar a presença do centrão na Esplanada, a equipe do governo estuda a viabilidade de criar novos ministérios.

As conversas no Palácio do Planalto giram em torno do desmembramento da pasta de Portos e Aeroportos. Caso isso aconteça, o atual ministro, Márcio França, ficaria responsável apenas por Portos. Além disso, o governo analisa a possibilidade de criar o Ministério da Pequena e Média Empresa, que hoje é uma secretaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A demora do presidente em dar um ponto-final ao tema, contudo, tem causado incômodo às partes envolvidas na negociação. Por um lado, os partidos aguardam a oficialização das nomeações dos dois deputados para destravar a análise de projetos de interesse do governo, em especial para a área econômica.

Por outro, Lula tem relatado à equipe dele que as trocas não vão acontecer de um dia para o outro nem na hora que o Congresso quiser. De acordo com o presidente, como os ministérios pertencem ao governo, cabe a ele definir quando a reforma será feita. Ainda assim, o centrão o pressiona por uma solução nesta semana.

Últimas