Lula diz que aparelho usado em seu tratamento de radioterapia será disponibilizado no Brasil
Presidente, que participou de inauguração de hospital em Divinópolis (MG), afirmou que todos devem ter direito à dignidade
Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta sexta-feira (19) da inauguração do Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (HU-UFSJ), em Divinópolis (MG). Durante discurso, o presidente afirmou que está na 15ª sessão de radioterapia e disse que o mesmo aparelho utilizado em seu tratamento será disponibilizado em todo o país.
“Se vocês tiverem que fazer radioterapia, irão fazer na mesma máquina que eu faço, porque vocês têm que ter o direito de ter dignidade. Todos têm o mesmo direito”, destacou Lula.
O presidente também falou sobre os cuidados necessários durante o tratamento. “Eu acabei de fazer a 15ª sessão de terapia na cabeça e não posso tomar sol, não posso esquentar a cabeça. Tenho que cuidar para não permitir que a minha cabeça fique muito quente”, revelou.
Leia Mais
Ainda durante o evento, Lula celebrou a entrega da unidade no município mineiro e destacou os investimentos em educação superior realizados em suas gestões.
“Eu, que sou um presidente que não tem ensino superior, fui o que mais fez universidades públicas no país. Como eu não tive oportunidade, ao invés de ficar com raiva, quis garantir que pessoas iguais a mim tivessem o direito de cursar uma universidade. O papel de um governante é enfrentar os problemas”, declarou.
Lula também defendeu a priorização de investimentos em educação.
“É melhor investir em educação do que em armas para favorecer os bandidos. Quando me perguntam quanto custa investir em educação, eu respondo: quanto custa não investir? Eu tenho obsessão por educação. Quero que a filha da empregada doméstica tenha os mesmos direitos que os filhos da patroa. Esse é o mínimo que um governante deve garantir”, afirmou.
Entrega
Voltada ao atendimento de média e alta complexidade nas áreas de clínica médica, cirurgias e atenção materno-infantil, a unidade inaugurada em Divinópolis faz parte da Rede HU Brasil e será referência em assistência à saúde, ensino e pesquisa.
Além do atendimento médico à população, o hospital abrigará cursos de formação de profissionais da saúde. A expectativa é de que, a partir de 2027, passe a oferecer programas de residência em Pediatria, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Enfermagem Obstétrica.
Construído e equipado pelo Governo de Minas Gerais, o hospital foi doado à Universidade Federal de São João del-Rei. A Rede HU Brasil assumirá a gestão da unidade pelos próximos 20 anos, com custo estimado em R$ 341 milhões por ano — sendo R$ 111 milhões do Ministério da Saúde e R$ 230 milhões do Ministério da Educação.
O atendimento será 100% destinado aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde.
A unidade iniciou as atividades com 31 leitos disponíveis para a população de Divinópolis e de outras 54 cidades da região. Os demais serviços serão implementados ao longo de um ano. Ao todo, o hospital contará com 198 leitos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














