Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula diz que 'obesidade causa tanto mal quanto a fome', e declaração gera repercussão nas redes sociais

Parlamentares usaram as redes sociais para questionar declaração do presidente e indagam se petista será denunciado

Brasília|Do R7, em Brasília

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na quarta-feira (15), que a "obesidade causa tanto mal quanto a fome". A declaração foi dada durante o lançamento de programa voltado asegurança pública e cidadania, no Palácio do Planalto, em Brasília.

"Aqui ninguém está com excesso de magreza, a não ser o nosso poeta. O restante está tudo com um pouco de obesidade, que também é uma doença de que nós precisamos cuidar. A nossa médica, que é ministra da Saúde [Nísia Trindade], sabe perfeitamente bem que a obesidade causa tanto mal quanto a fome", disse Lula.

"É por isso que o Flávio Dino [Justiça e Segurança Pública] está andando de bicicleta, porque ele sabe que vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal", completou.

Durante o evento, Lula não citou números nem estudos em que a declaração se baseia. O Palácio do Planalto foi procurado pela reportagem, mas ainda não se pronunciou. O espaço está aberto.

Publicidade

Críticas

A declaração foi criticada por políticos da oposição. O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) usou as redes sociais para comentar o episódio. "Alô galerinha chata que acha obesidade lindo: o Lula falou o óbvio aqui. Vão chamá-lo de gordofóbico também? Ou vão parar de glamourizar uma doença?", indagou.

O MBL também questionou a declaração de Lula. "Vai rolar cancelamento ou ele pode?", escreveu o grupo nas redes sociais. O ex-deputado estadual Arthur do Val também criticou a fala do petista. "Ele será denunciado por gordofobia?", questionou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.