Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nísia Trindade assume Ministério da Saúde com promessa de 'revogaço'

Primeira mulher a ocupar o cargo, Nísia disse em discurso que 'gestão será pautada pela ciência e diálogo'

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

De máscara, Nísia Trindade, toma posse como ministra da Saúde
De máscara, Nísia Trindade, toma posse como ministra da Saúde De máscara, Nísia Trindade, toma posse como ministra da Saúde

Primeira mulher a ocupar a liderança do Ministério da Saúde, a socióloga e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Nísia Trindade foi empossada nesta segunda-feira (2), em cerimônia na sede da pasta, em Brasília. Em discurso, a ministra prometeu realizar uma série de revogações de "portarias que ofendem a ciência, os direitos humanos e os direitos reprodutivos".

Nísia não especificou quais medidas seriam canceladas, mas mencionou a nota técnica publicada no governo Jair Bolsonaro (PL) que autorizou a prescrição de cloroquina para tratar pacientes com Covid-19. Ela criticou posições da pasta que, segundo ela, flertaram com uma pauta negacionista. 

Nossa gestão será pautada pela ciência e pelo diálogo com a comunidade científica

(Nísia Trindade, ministra da Saúde)

O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), "com os recursos necessários", foi destacado como prioridade pela ministra. Ela anunciou a criação de um departamento voltado para a imunização, justificando que a cobertura vacinal do país tem sofrido queda nos últimos anos. A jornalistas, Nísia anunciou a médica pediatra Ana Gorete, coordenadora do Programa Nacional de Imunização, como responsável pelo departamento. 

Secretariado

Durante a cerimônia, a ministra anunciou os nomes que ficarão à frente de cada secretaria do Ministério da Saúde. Entre os escolhidos está a professora Ana Estela Haddad, mulher do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ela vai ocupar a liderança da Secretaria da Informação e Saúde Digital, área com que trabalha na Universidade de São Paulo (USP). 

Publicidade

A Secretaria Executiva fica com Swedenberger do Nascimento Barbosa, doutor e especialista em Saúde Coletiva, pesquisador e professor da Fiocruz. 

Confira as demais indicações: 

Publicidade

• Nésio Fernandes, secretário de Atenção Primária à Saúde;

• Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente;

Publicidade

• Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos;

• Isabela Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde;

• Helvécio Magalhães; secretário de Atenção Especialidade à Saúde;

• Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena. 

Perfil

Nísia Trindade era presidente da Fiocruz desde 2017 e foi exonerada ao tomar posse como ministra. Ela é doutora em sociologia, mestre em ciência política e graduada em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.