Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula mantém Daniela Carneiro como ministra apesar de pressão por troca

Ministra vai continuar à frente da pasta ao menos até o fim desta semana, mesmo com pedidos para que Lula a tire do cargo

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante discurso
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante discurso A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante discurso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, à frente da pasta ao menos até o fim desta semana. Os dois se reuniram, na manhã desta terça-feira (13), no Palácio do Planalto em meio à pressão do Congresso Nacional para que Lula faça mudanças na equipe ministerial, mas o chefe do Executivo optou por não demiti-la neste momento.

Lula escolheu não exonerar Daniela porque, na próxima quinta-feira (15), ele vai ter uma reunião com todos os ministros do governo. Além disso, a ministra do Turismo tem agenda no Congresso nos próximos dias.

Ainda nesta terça, ela deve participar de audiência na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados para falar sobre os planos e programas da pasta para 2023. Na quarta-feira (14), Daniela vai à Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado para apresentar as ações do Ministério do Turismo para os próximos dois anos.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Nas últimas semanas, o presidente Lula passou a avisar a membros do governo e lideranças partidárias do Congresso que pode promover alterações na composição ministerial para melhorar a relação com o Legislativo.

Publicidade

A troca de ministros passou a entrar no radar do chefe do Executivo federal depois de críticas à articulação política do Palácio do Planalto com o Parlamento, em especial com a Câmara dos Deputados.

Leia mais: 'De vez em quando, tem de trocar o motorista', diz Padilha sobre mudança de ministros

Publicidade

Lula já admite alterações nas lideranças de pastas da Esplanada, sobretudo para atrair o centrão, grupo político que tem sido decisivo nas votações legislativas. Com isso, o presidente espera construir uma base de apoio mais sólida no Congresso.

O cargo de Daniela passou a ser o mais visado porque a ministra está em processo de desfiliação do União Brasil. Dessa forma, o partido reivindica uma troca para acomodar outro parlamentar da legenda. 

O União Brasil trabalha com o nome do deputado federal Celso Sabino (PA) para substituir Daniela. A troca, se for confirmada, vai atender a um pedido do líder do partido na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), que esteve reunido com Lula recentemente. Também há o aval do presidente da sigla, deputado federal Luciano Bivar (PE), e de outros parlamentares da bancada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.