Padilha sobre troca de ministros: 'De vez em quando tem de trocar o motorista'
Ministro das Relações Institucionais afirmou que não há definição sobre a substituição de Daniela Carneiro no Ministério do Turismo
Brasília|Do R7, em Brasília
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (12) que eventuais mudanças no comando dos ministérios são "absolutamente naturais". A afirmação ocorreu depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), demais ministros e parlamentares.
"Está na pauta [a saída de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo]. O União Brasil [partido da ministra] vem apresentando desejo de reformulação da representação de seus três ministros indicados. Isso é absolutamente natural. O partido não apresentou nada especificamente sobre um ou outro ministro, mas está na pauta discutir isso com o União Brasil, declarou Padilha.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O presidente Lula pediu para conduzirmos esse debate com o União e com os outros partidos que queiram fazer essa discussão. O governo é igual um rali%3A de vez em quando%2C durante o rali%2C tem de trocar o motorista ou o pneu%2C o que importa é estar no caminho certo. Este governo tem um rumo.
Leia também
Daniela é considerada distante da bancada do União, com expectativa de, inclusive, abandonar o partido e migrar para o Republicanos. Além disso, o Ministério do Turismo atrai atenção pelo reforço financeiro que geralmente recebe via emendas parlamentares, sobretudo com vistas a financiar eventos.
De acordo com Padilha, Lula está com a agenda aberta para receber qualquer ministro, mas não há confirmação de encontro do petista com a titular nem com seu marido, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (Republicanos).
Para atrair o centrão
Em busca de construir uma base consolidada no Congresso Nacional, Lula já admite promover mudanças nas lideranças de pastas da Esplanada, sobretudo para atrair o centrão, grupo político que tem sido decisivo nas votações legislativas. A sinalização mais pacificada é a troca de Daniela.
Por isso, o União Brasil já trabalha com outro nome para a cadeira: o deputado Celso Sabino (PA). A troca atende a um pedido do líder do partido na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), que esteve reunido com Lula recentemente. Também há o aval do presidente da sigla, o deputado federal Luciano Bivar (PE), e de outros parlamentares da bancada.
Com Sabino no Turismo, já há um compromisso de trazer apoio ao governo em votações importantes na Câmara. O deputado tem uma articulação forte com os colegas do União Brasil, diferentemente de Daniela, que mantém um núcleo com cinco parlamentares da legenda e, ainda assim, não tem conseguido reverter a aliança em votos.