Lula participa de evento do Dia do Exército; comandante diz que força é 'apolítica e apartidária'
Na cerimônia, foram condecorados com a Ordem do Mérito Militar diversos militares e civis, por terem prestado serviços ao Exército
Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quarta-feira (19), da cerimônia em comemoração ao Dia do Exército, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Durante a solenidade, foram condecorados diversos militares e civis com a Ordem do Mérito Militar, criada em 1934 para premiar cidadãos que prestaram serviços notórios à Força.
Apesar de não estarem na cerimônia, os presidentes Rodrigo Pacheco (Senado Federal), Arthur Lira (Câmara dos Deputados) e Rosa Weber (Supremo Tribunal Federal) foram agraciados com a honraria, assim como o ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Mosart Aragão Pereira.
'Apolítico, apartidário, imparcial e coeso'
O general Tomás Miguel Paiva, comandande do Exército, leu um comunicado, assinado por ele, em que afirma que a Força é "apolítica, apartidária, imparcial e coesa", além de ser comprometida com a "defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia".
"Tenhamos fé nos princípios democráticos, na resiliência e na solidariedade do povo brasileiro e no valor profissional dos nossos militares, herdeiros dos heróis de Guararapes e fiéis guardiões da nossa soberania", diz o comunicado.