Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula pressiona líderes por mais investimentos em financiamento climático e defende redução de fósseis

Presidente está na África do Sul, onde participa da cúpula de líderes do G20

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula cobra investimento global em financiamento climático durante cúpula do G20 na África do Sul.
  • Presidente destaca a importância de um "mapa do caminho" para reduzir combustíveis fósseis.
  • Quase 80 nações se uniram para diminuir a dependência de combustíveis fósseis nas discussões da COP30.
  • Brasil, como próximo presidente do G20, participa ativamente da cúpula e enfatiza desafios climáticos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Discurso foi feito durante a cúpula do G20 na África do Sul Ricardo Stuckert / PR - 22/11/2025

Durante a Cúpula de Líderes do G20, realizado na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar o investimento de líderes mundiais no financiamento climático e destacou a importância do bloco para elaboração de “mapa do caminho” para redução dos combustíveis fósseis.

“É inconcebível que não sejamos capazes de mobilizar US$ 1,3 trilhão em financiamento climático, enquanto o dobro desse montante é consumido por despesas militares.[...] Construir resiliência não é gasto, é investimento. Para cada dólar investido em adaptação, ganha-se 4 dólares em prejuízos e outros benefícios”, disse.


Na fala, o petista também destacou as mudanças climáticas e a necessidade de integrantes do G20 se mobilizarem para diminuir o uso dos fósseis. O tema vem causando embate nas discussões da COP30, que deixou os combustíveis fósseis fora do rascunho da proposta final.

Veja mais

O tema deveria ser tratado no documento intitulado “Decisão Mutirão”, que reúne justamente os pontos mais sensíveis não incluídos na agenda inicialmente prevista para discussão entre países. Um número próximo a 80 nações se uniram em torno da ideia de um roteiro para acabar ou reduzir a dependência de combustíveis fósseis.


Lula também exaltou a edição da COP em Belém e afirmou que a mudança do clima é um desafio de planejamento econômico.

G20

Como presidente do bloco em 2024, o Brasil tem participação destacada também nesta edição da cúpula, por integrar a “troika” ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos, próximo país a assumir o comando do fórum.


A troika é a cooperação entre a presidência atual, a anterior e a próxima do grupo para garantir a continuidade e a preparação para a cúpula.

O G20 é o principal órgão para cooperação econômica internacional, criado em 1999. A cúpula será dividida em três sessões temáticas e resultará em uma declaração de líderes.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.