Lula se encontra com presidente da África do Sul e o convida a visitar o Brasil em 2026
Presidentes dizem que balança comercial não é proporcional ao tamanho das duas economias e projetam expandir negócios
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após desembarcar em Joanesburgo, maior cidade da África do Sul, na manhã desta sexta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu à tarde com o presidente do país, Cyril Ramaphosa, antes do início da 20ª edição da cúpula de chefes de Estado e governo do G20.
Os dois conversaram sobre a condução da presidência sul-africana do G20, elogiada por Lula por levar à formulação de documentos como a Declaração de Líderes, a Declaração sobre Minerais Críticos e os Princípios Voluntários para Investir em Redução de Riscos de Desastres.
O presidente brasileiro ainda ofereceu apoio à criação de um Painel de Especialistas em Desigualdade, sugestão da Força-Tarefa sobre Desigualdade, iniciativa tocada pelo prêmio Nobel Joseph Stiglitz.
Leia mais
Visita ao Brasil em 2026
O presidente Ramaphosa reforçou o apreço pela parceria com o Brasil e parabenizou Lula pela realização da COP30 em Belém, prevista para terminar nesta sexta-feira, porém com possibilidade de prolongamento.
O sul-africano destacou o forte componente de participação social do evento e o impulso ao multilateralismo.
Lula, por sua vez, convidou Ramaphosa para visitar novamente o Brasil no início de 2026 para realização de um seminário empresarial. Ramaphosa aceitou o convite e afirmou ter interesse em conhecer as políticas de inclusão social aplicadas no Brasil, bem como as que buscam promover segurança alimentar.
Os dois líderes concordaram que a balança comercial não é proporcional ao tamanho das duas economias, reforçando a possibilidade de negociações para ampliação do acordo entre Mercosul e União Aduaneira da África Austral.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












