Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula sobe a rampa do Palácio do Planalto e recebe a faixa presidencial

Presidente foi recepcionado por um menino negro, um idoso, um homem com deficiência física, uma mulher negra e líder indígena

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Lula com a faixa presidencial durante a posse em 1º/1/2023
Lula com a faixa presidencial durante a posse em 1º/1/2023 Lula com a faixa presidencial durante a posse em 1º/1/2023

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), subiu a rampa do Palácio do Planalto horas depois de ser empossado no Congresso Nacional, neste domingo (1º), e recebeu a faixa presidencial de um grupo de pessoas que representam a "diversidade do povo brasileiro", segundo a equipe do petista.

Oito pessoas participaram do ato. Entre elas, havia um menino negro, um idoso, um homem com deficiência e uma mulher negra. Além disso, o líder indígena cacique Raoni Metuktire acompanhou Lula. Quem colocou a faixa no presidente foi uma catadora de lixo chamada Aline Sousa.

A faixa é tradicionalmente entregue pelo presidente que deixa o cargo. No entanto, neste ano, Jair Bolsonaro (PL) não participou do ato. Ele deixou o Brasil na sexta-feira (30), um dia antes de terminar o mandato na Presidência da República.

Lula chegou ao Planalto acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e da cadela do casal, Resistência. É a terceira vez na história que o petista assume a Presidência da República. O mandato dele começa neste domingo e vai durar até 5 de janeiro de 2027.

4 dias a mais

mandato presidencial de Lula terá quatro dias a mais por causa de uma reforma eleitoral promulgada pelo Congresso Nacional em 2021 que definiu que, a partir de 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.