Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula telefona para presidente da China, conversa sobre defesa do multilateralismo e parcerias

É o terceiro telefonema do presidente brasileiro para integrantes dos Brics em menos de uma semana

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Apex abre escritório em Washington para defender o agronegócio brasileiro.
  • As tarifas impostas pelos EUA afetam diretamente as exportações brasileiras.
  • O novo escritório se junta a outras unidades nos EUA, focando na retirada de tarifas sobre produtos não produzidos lá.
  • Jorge Viana destaca a importância de uma união para enfrentar as medidas comerciais e anuncia encontros empresariais na Ásia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula telefona para presidente da China, conversa sobre defesa do multilateralismo e parcerias
Chefes de Estado se comprometeram a ampliar a parceria em setores como saúde, petróleo e gás Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou, na noite desta segunda-feira (11), para o presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

Durante cerca de 1h, os líderes conversaram sobre o cenário internacional e os esforços para selar a paz entre Rússia e Ucrânia. Lula e Xi Jinping ressaltaram o papel do G20 e dos Brics na defesa do multilateralismo.


A conversa é a terceira com integrantes do bloco em menos de uma semana. No sábado (9), Lula falou com o presidente russo, Vladimir Putin. E, na quinta-feira (7), com o Narendra Modi, da Índia.

Com Xi Jinping, Lula reiterou a importância que a China terá para o sucesso da COP 30. Em seguida, o líder chinês afirmou que o país estará representado em Belém por uma “delegação de alto nível” e que a China vai “trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência”.


Os chefes de Estado também conversaram sobre as relações entre os dois países e se comprometeram a ampliar a parceria em setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.