Maia alfineta Paulo Guedes após ausência na Câmara: ‘Procura-se’
Maia questionou onde está Guedes após ministro não comparecer à audiência em que teria que explicar escândalo das offshores
Brasília|Alan Rios e Mariana Londres, do R7, em Brasília
O deputado federal Rodrigo Maia alfinetou Paulo Guedes após a ausência do ministro da Economia em audiência que questionaria o escândalo da offshore. Maia levantou a hashtag “Cadê o Guedes” em uma publicação nas redes sociais em que ironiza: “Você sabe onde Paulo Guedes está? Nunca vi, eu só ouço falar”.
A pergunta é uma referência também à postura mais discreta assumida pelo ministro nos últimos meses. Reconhecido pelas citações polêmicas, Guedes tem evitado, desde a revelação de que tem empresa em paraíso fiscal, falas públicas e entrevistas em meio à inflação em alta e ao aumento no preço dos alimentos e dos combustíveis.
O ministro cancelou a participação na audiência na Câmara dos Deputados marcada para esta última quarta-feira (10). Ele tinha sido convocado para explicar as movimentações financeiras de milhões de dólares no exterior por meio de offshore em paraíso fiscal e seria questionado pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Na sessão de terça-feira da Câmara dos Deputados, durante a votação de precatórios, já havia o rumor, ainda não confirmado pela assessoria do ministro, de que ele não compareceria à audiência do dia seguinte. Com isso, vários deputados usaram o tempo de fala para perguntar por onde ele anda e “por que se esconde?”. Um parlamentar chegou a citar que o ministro estava “foragido”.
Em nota, Aureo Ribeiro, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa, afirmou que recebeu uma documentação sigilosa da assessoria de Guedes informando a ausência. “Porém, já deixando claro que uma coisa não substitui a outra. Ou seja: esperamos a sugestão de nova data por parte da assessoria de Paulo Guedes”, publicou.
Como Guedes está na condição de convocado, e não convidado, a participação é obrigatória. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados já marcou a audiência para a próxima terça-feira (16).
Críticas
A hashtag “Cadê o Guedes”, usada por Rodrigo Maia, reúne uma série de postagens no Twitter de parlamentares, autoridades e população em geral contra o ministro. “Novo Lockdown: gasolina a R$ 7. Brasileiros não conseguem sair de suas casas”, postou um internauta.