Maioria rejeita discurso que opõe ricos e pobres, mostra pesquisa
Levantamento Genial/Quaest aponta que 53% dos brasileiros veem esse tipo de retórica como fonte de divisão e conflito
Brasília|Do R7, em Brasília

Mais da metade da população brasileira discorda da narrativa política que contrapõe ricos e pobres, segundo dados da pesquisa Genial/Quaest divulgados nesta quarta-feira (16). Para 53% dos entrevistados, esse tipo de discurso aumenta os conflitos e amplia a polarização no país.
Já 38% avaliam que a retórica tem valor ao evidenciar os privilégios de determinados grupos. Outros 9% preferiram não opinar ou não souberam responder. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre 10 e 14 de julho. A amostra contempla brasileiros com 16 anos ou mais, e possui 95% de nível de confiança.
Divisão de opiniões
A sondagem ocorre no contexto da estratégia de comunicação adotada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem dado destaque à ideia de combater desigualdades com propostas como a taxação de grandes fortunas e a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda — que pode alcançar trabalhadores com salários de até R$ 5.000 mensais.
Leia mais
A retórica do “eles contra nós” se intensificou nas últimas semanas, impulsionada por uma tentativa de reconectar o governo à sua base tradicional e enfrentar a queda nos índices de aprovação.
A pesquisa é parte da 15ª rodada do monitoramento mensal feito pela Genial/Quaest sobre o desempenho da gestão federal e o cenário político nacional.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











