Marcos do Val e Soraya Thronicke retiram candidaturas à presidência do Senado
Senadores confirmaram a saída da corrida eleitoral pouco antes do início da votação
Brasília|Do R7

Os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Tronicke (Podemos-MS) desistiram das candidaturas à presidência do Senado durante os discursos em plenário neste sábado (1º).
Do Val atribuiu ao movimento a uma dificuldade em emplacar o nome e disse ter sido alvo de censura. Enquanto Tronicke afirmou que não conseguiria ter governabilidade no cargo.
LEIA MAIS
“Eu quero oficializar a minha retirada de candidatura porque eu fui prejudicado por questão da censura. E só ontem que a imprensa descobriu que eu existia como candidato. Não foi de forma democrática, então estou retirando porque ficou inviável a possibilidade de uma eleição”, declarou.
Na sequência, foi a vez de Soraya Thronicke (Podemos-MS). única mulher na disputa, ela também retirou o nome da corrida eleitoral. Durante o discurso, ela também lembrou a projeção feita ainda no ano passado ao lado de Eliziane Gama (PSD-MA) - quando as duas defendiam o nome de uma senadora no cargo.
“Eu não conseguiria concretizar as mudanças que defendo, mas unida a outros líderes que compartilham dessas ideias nós podemos, sim, construir um Senado mais forte, respeitável e representativo”, disse.
Com a saída dos cargos, a disputa segue com três candidatos: o favorito, Davi Alcolumbre (União-AP), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).