Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menino de 8 anos é a primeira criança vacinada contra Covid no DF

Carlos Alberto tem paralisia cerebral, chegou às 2h e recebeu a dose da Pfizer às 7h47, na Unidade Básica de Saúde 5 de Taguatinga

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Vacinação infantil no DF prioriza crianças com comorbidade e com deficiência
Vacinação infantil no DF prioriza crianças com comorbidade e com deficiência Vacinação infantil no DF prioriza crianças com comorbidade e com deficiência

O Distrito Federal iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 em crianças neste domingo (16) e o primeiro a receber a dose foi Carlos Adalberto Pereira da Silva, de 8 anos. Na fila desde as primeiras horas da manhã, o menino foi imunizado às 7h47, na Unidade Básica de Saúde 5 de Taguatinga.

As crianças com comorbidades ou com deficiência têm prioridade neste primeiro momento da vacinação. Carlos tem paralisia cerebral e foi o primeiro da fila. Ele e a mãe chegaram ao local de vacinação por volta das 2h da madrugada. "Esperamos muito por isso", comemorou a mãe, Cleci Pereira da Silva. 

Crianças com 11 anos completos também têm prioridade, ainda que sem comorbidade. Neste domingo, a vacinação infantil no DF ocorre em 11 postos exclusivos para atender o público e se encerra às 17h. Foram distribuídas pela Secretaria de Saúde 10 mil doses pediátricas e a expectativa é que a remessa seja totalmente aplicada nas próximas horas.

Durante o lançamento da campanha de vacinação, o governador em exercício, Paco Britto (Avante), alertou que não há necessidade de a população formar filas e garantiu que haverá doses suficientes, no momento certo, para atender a todo o público de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer, cujo uso pediátrico foi aprovado em 16 de dezembro de 2021. "Mais vacinas vão chegar e não vamos deixar nenhuma criança sem se vacinar."

Publicidade

Na ocasião, Paco Britto agradeceu à população pela adesão à estratégia preventiva para que "nós não deixemos proliferar essa pandemia". "Esperança é a palavra de poder ver a felicidade das crianças se vacinando." O secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, também acompanhou o lançamento da campanha. 

Ao todo, o DF recebeu 16,3 mil doses da Pfizer, mas 5% do montante continuará retido como reserva técnica. Mais 1,2 milhão de unidades embarcam para o Brasil neste domingo (16) para serem distribuídas aos estados e ao DF de acordo com a proporção populacional. A previsão é que a capital receba a nova remessa em 20 de janeiro. 

Publicidade

Para que a criança seja vacinada, é preciso o aval dos responsáveis, mas não há necessidade de apresentar prescrição médica. As crianças com comorbidade devem comprovar a condição. Não há agendamento no DF, bastando comparecer a um dos 11 postos para receber o imunizante, conforme calendário de priorização, e portando documento oficial com foto.

Confira os pontos de vacinação infantil: 

Publicidade

UBS 2 - Brazlândia

UBS 17 - Ceilândia

UBS 1 - Cruzeiro

UBS 1 - Guará

UBS 1 - Lago Norte

UBS 1 - Paranoá

UBS 20 - Planaltina

UBS 12 - Samambaia

UBS 1 - Santa Maria

UBS 2 - Sobradinho 2

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.