Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministro adia pronunciamento em respeito às vítimas de Petrópolis

Declaração, que iria ocorrer em cadeia nacional de rádio e televisão às 20h30, seria sobre obras do rio São Francisco, no Nordeste

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho

O pronunciamento em cadeia nacional do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), previsto para às 20h30 desta quarta-feira (16), será adiado em respeito às vítimas da tragédia que atinge a cidade de Petrópolis (RJ). "O momento é de solidariedade e de assistência às vítimas", diz comunicado divulgado pela pasta.

De acordo com o ministério, Marinho daria uma declaração sobre a conclusão do Eixo Norte da transposição do São Francisco e a chegada das águas do rio pela primeira vez ao estado do Rio Grande do Norte. A inauguração, que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorreu na semana passada.

A cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, tem sido atingido por fortes chuvas, que já provocaram ao menos 71 mortes. O governador do estado, Cláudio Castro, avaliou o cenário "como quase situação de guerra" e a prefeitura de Petrópolis pediu à população que não saia de casa.

Mais cedo, Bolsonaro anunciou crédito extraordinário para a cidade de Petrópolis. Ele lamentou os óbitos, não informou qual o valor do crédito e destacou que o governo deve liberar também saques do FGTS para os moradores da região serrana. O vice-presidente e presidente em exercício, Hamilton Mourão (PRTB), disse que o "governo federal está pronto" para socorrer as vítimas.

Bolsonaro deve visitar, junto com Marinho, as áreas afetadas pela chuva na sexta-feira (18). O mandatário, que está em agenda pública na Rússia, contou que mudou a rota da volta ao Brasil. O presidente estará em Budapeste, na Hungria, nesta quinta-feira (17), e pousará no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e não em Brasília, na sexta-feira (18). De lá, seguem juntos para Petrópolis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.