Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moraes e Bolsonaro ficam frente a frente na posse da nova presidente do STJ

Solenidade ocorreu nesta quinta (25), um dia após operação da PF autorizada pelo ministro contra empresários que falaram em golpe

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Moraes (à esquerda, de costas) e Bolsonaro (ao centro, na mesa), durante cerimônia no STJ
Moraes (à esquerda, de costas) e Bolsonaro (ao centro, na mesa), durante cerimônia no STJ Moraes (à esquerda, de costas) e Bolsonaro (ao centro, na mesa), durante cerimônia no STJ

O ministro Alexandre de Moraes e o presidente Jair Bolsonaro ficaram frente a frente durante a cerimônia de troca de comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, nesta quinta-feira (25). Na ocasião, a ministra Maria Thereza de Assis Moura tomou posse como presidente, e o ministro Og Fernandes assumiu a vice-presidência da corte.

O encontro ocorreu um dia após o magistrado determinar uma operação contra empresários acusados de incitarem um golpe de Estado. Entre os executivos, estão aliados do presidente. Juristas divergiram sobre a legalidade das ações. A decisão ainda está sob segredo de Justiça.

O presidente compôs a mesa do evento, ao lado da ministra Maria Thereza, da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, e de outras autoridades. Moraes estava na plateia, logo à frente das autoridades que compuseram a mesa.

Além de Moraes, compareceram ao evento os ministros do Supremo Luiz Fux, Rosa Weber, André Mendonça, Kassio Nunes e Gilmar Mendes. O procurador-geral da República, Augusto Aras, não foi à cerimônia.

Publicidade

Os magistrados empossados conduzirão o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) no biênio 2022-2024, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, que estavam no comando do tribunal.

Perfil dos magistrados

Maria Thereza de Assis Moura é natural de São Paulo
Maria Thereza de Assis Moura é natural de São Paulo Maria Thereza de Assis Moura é natural de São Paulo

Maria Thereza de Assis Moura: natural de São Paulo, é ministra do STJ desde 2006, atuou na Sexta Turma e na Terceira Seção (exercendo a presidência de ambos os colegiados de direito penal), além de integrar, desde 2011, a Corte Especial.

Publicidade

A magistrada "foi ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2014 a 2016, onde também exerceu as funções de corregedora-geral eleitoral (2015 a 2016), ministra auxiliar da propaganda (2013 a 2014) e ministra substituta (2013 a 2014)", detalha o STF.

"Ocupou, ainda, os cargos de diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), de corregedora-geral da Justiça Federal e de vice-presidente do STJ — esse último, de 2018 a 2020."

Publicidade
Og Fernandes é natural do Recife
Og Fernandes é natural do Recife Og Fernandes é natural do Recife

Og Fernandes: natural do Recife, atua como ministro do STJ desde 2008, integrou a Terceira Seção e a Sexta Turma. Presidiu a Sexta Turma no biênio 2012-2014, foi membro da Comissão de Regimento Interno do tribunal e corregedor-geral da Justiça Federal.

"Atualmente, o magistrado compõe a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma (da qual foi presidente no período 2015-2017), integra o Conselho de Administração e preside a Comissão de Documentação do tribunal. É diretor-geral da Enfam", informa o STJ.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.