Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Moraes marca data para julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro

Deputado foi denunciado por tentar atrapalhar julgamento do pai, Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ministro Alexandre de Moraes marcou o julgamento da denúncia contra Eduardo Bolsonaro para 14 de novembro.
  • Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo são acusados de tentar obstruir o julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
  • Se a denúncia for aceita, Eduardo e Figueiredo se tornarão réus no processo.
  • A defesa de Eduardo Bolsonaro será assumida pela Defensoria Pública da União, já que não foi localizada.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Eduardo Bolsonaro foi denunciado por coação no curso do processo Lula Marques/ Agência Brasil - 19/11/2024

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes marcou para 14 de novembro o julgamento da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Figueiredo. Os dois foram denunciados por coação no curso do processo.

Segundo a denúncia, eles teriam atuado nos Estados Unidos para impedir o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Caso a denúncia seja aceita, Eduardo e Figueiredo se tornam réus.


Leia mais

O julgamento será no plenário virtual da Primeira Turma, formada por Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Os ministros terão até 25 de novembro para registrarem seus votos. Caso algum deles peça destaque, o julgamento é transferido para o plenário físico.

A defesa de Eduardo Bolsonaro está a cargo da DPU (Defensoria Pública da União), já que o deputado não foi localizado para ser formalmente avisado da denúncia.


A DPU pediu a rejeição da denúncia. Para o órgão, a acusação contra Eduardo se baseia em manifestações públicas e constituem “exercício legítimo da liberdade de expressão e do mandato parlamentar”.

Denúncia

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde março. Ele afirma que saiu do país para lutar contra o julgamento de Jair Bolsonaro.


Segundo a denúncia, sanções do governo americano, como a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e o uso da Lei Magnitsky contra Moraes, seriam consequência da atuação do deputado no exterior.

Em setembro, Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Ele recorreu da decisão.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.