Motta diz que acordo Mercosul-UE será votado assim que chegar à Câmara
Presidente da Câmara definiu primeiras pautas da volta do recesso; previsão é que acordo seja votado até o carnaval
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o acordo Mercosul-União Europeia será votado assim que chegar à Câmara. A previsão é que a votação ocorra até o carnaval, como apurou o R7. Para a volta do Congresso, na semana que vem, a pauta inclui temas de consenso, a MP Gás do Povo e o PL que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano. A definição das pautas foi feita na primeira reunião de líderes do ano, nesta quarta-feira (28).
Motta disse, ainda, que a PEC da Segurança Pública será debatida nas próximas semanas, com previsão de votação após o carnaval. O texto foi apresentado no ano passado pelo governo, mas ainda não teve avanço na Câmara.
Veja mais
Mercosul-UE
Hoje, mais cedo, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que a intenção do governo é enviar o texto do acordo para o Congresso na primeira semana de fevereiro.
O texto foi aprovado pela União Europeia após mais de 25 anos de debate. No entanto, a assinatura ainda enfrenta uma resistência do Parlamento Europeu que enviou o acordo comercial para análise do Tribunal de Justiça da União Europeia.
Ao R7, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, disse que o acordo deve ocupar o centro da agenda internacional do Congresso em 2026. Segundo ele, Motta avisou que vai decidir com líderes partidários se concede caráter de urgência ao projeto, o que dispensaria a análise da proposta por comissões e permitiria a votação já em plenário.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














