Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulher que morreu de Covid no DF não tinha tomado todas as doses de vacina

Vítima não tinha comorbidades e tomou as duas primeiras doses em 2021 e nenhum reforço

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Vítima tinha entre 30 e 39 anos
Vítima tinha entre 30 e 39 anos Vítima tinha entre 30 e 39 anos (Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

A mulher que foi a primeira morte de Covid-19 no DF em 2024 não estava com o esquema vacinal completo. Ela tinha tomado apenas as primeiras duas doses em 2021 e nenhuma dose de reforço. A vítima tinha entre 30 e 39 anos e não tinha comorbidades. Segundo o Ministério da Saúde, pessoas de 12 a 39 anos precisam completar o esquema primário (duas doses de vacina monovalente) e uma dose de reforco com intervalo mínimo de 4 meses entre as doses.

1.673 casos de Covid foram notificados no DF entre o dia 4 e 10 de fevereiro, o que representa um aumento de 102,1% comparado à semana anterior, que teve 828 casos.

Segundo boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Saúde), desde o começo da pandemia, o DF registrou 931.279 casos da doença, dos quais 11.960 foram ao óbito. 88,9% dos registros foram de moradores do Distrito Federal. A taxa de transmissão atual é de 1,23.

O imunologista André Moraes Nicola reforça a importância de se manter o esquema vacinal completo conforme o recomendado pelo Ministério da Saúde. "Não tomar a vacina aumenta o risco de doença grave e aumenta o risco de morte, mesmo pra pessoas que já tomaram doses e já tiveram Covid", explica.

Publicidade

"Temos estudos do começo da pandemia que mostram que as vacinas deixam as pessoas ainda mais protegidas de doenças graves e mortes", reitera.

A quantidade mínima de doses varia de acordo com a faixa etária e pode ser conferida neste link. A vacinação contra Covid é recomendada para pessoas acima de 6 meses de idade.

Os pontos de vacinação no DF estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.