Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Museu em memória do 8/1 será construído em Brasília, com investimento de R$ 40 milhões

Expectativa do Ministério da Cultura é começar obra até 2025; ocupação da área está prevista no plano original da capital federal

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Haverá concurso para escolha do projeto do museu
Haverá concurso para escolha do projeto do museu Haverá concurso para escolha do projeto do museu (Marcelo Camargo/Agência Brasil - 8.1.2023)

Em memória dos atos extremistas do 8 de Janeiro de 2023, o governo federal vai construir o Museu da Democracia, na Esplanada dos Ministérios, área central de Brasília. De acordo com o Ministério da Cultura, em nota divulgada nesta sexta-feira (5), a expectativa é que o empreendimento comece a ser erguido até 2025. Serão investidos R$ 40 milhões na obra por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

O museu será construído no Setor Cultural Norte, na área atrás do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A ocupação do local estava prevista no plano inicial da capital federal, mas nunca saiu do papel, como mostrou o R7 no aniversário de 63 de Brasília, no ano passado. O concurso nacional para escolha do projeto arquitetônico deve ser lançado em breve pela pasta federal e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Leia mais: Circo e Jardim Botânico no Eixo Monumental: confira planos para Brasília que não saíram do papel

Leia também

À época, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do DF, Luiz Eduardo Sarmento, afirmou à reportagem que “o Setor Cultural da República na parte norte deveria ter equipamentos culturais". Segundo o Ministério da Cultura, o terreno já foi disponibilizado.

Publicidade
Museu da Democracia será construído na Esplanada dos Ministérios
Museu da Democracia será construído na Esplanada dos Ministérios Museu da Democracia será construído na Esplanada dos Ministérios (Google Maps / Arte R7)

"Há o Teatro Nacional e aquele grande terreno vazio. Essa parte cultural da cidade nunca foi consolidada, o que a deixa capenga. O Setor de Autarquias Norte é outro vazio no centro da cidade. É tudo muito aquém do que deveria ser. Não temos um museu com acervo permanente”, exemplificou o arquiteto.

" gallery_id="6581b748416eb97e51000d6d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/brasilia/museu-em-memoria-do-81-sera-construido-em-brasilia-com-investimentos-de-r-40-milhoes-05012024"]

Na próxima segunda-feira (8), dia em que a invasão e depredação às sedes dos Três Poderes completam um ano, será lançado um repositório virtual, com catálogo de memória e coleções sobre "a democracia contemporânea do país". A plataforma estará disponível em democracia.museus.gov.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.