Comitiva de senadores quer abrir canal de diálogo nos EUA
Senador Nelsinho Trad diz que intenção não é assumir o papel do Itamaraty. Viagem está marcada para última semana de julho
Brasília|Do R7, em Brasília

Em meio à crise do tarifaço entre Brasil e Estados Unidos, senadores designados a discutir o impasse entre os países pretendem deixar um canal de diálogo aberto com congressistas norte-americanos. A comitiva vai aos EUA negociar a taxação de 50% aos produtos brasileiros.
O senador Nelsinho Trad (PSD-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores, afirmou, em entrevista ao Uol News, que a intenção não é atravessar o Ministério das Relações Exteriores, mas abrir um canal de diálogo.
A viagem está prevista para a última semana de julho e, segundo confirmou a Casa, será voltada para “representar institucionalmente o Senado junto ao Congresso dos EUA”.
Segundo o senador, a intenção é “plantar uma semente de diálogo, entendimento e equilíbrio para abrir um horizonte e tentar buscar uma solução”.
Veja mais
Entre as iniciativas previstas, estão foco no diálogo político e defesa dos interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica.
A comitiva ganhou apoio do governo, conforme apurou o R7. Os detalhes foram discutidos durante reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que comanda o comitê de negociações do governo federal.
O grupo conta com nomes que defendem o agronegócio, governistas e alguns representantes da oposição. Veja a lista:
- Nelsinho Trad (PSD-MS) - presidente do grupo;
- Tereza Cristina (PP-MS);
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP);
- Jaques Wagner (PT-BA);
- Esperidião Amin (PP-SC);
- Rogério Carvalho (PT-SE);
- Fernando Farias (MDB-AL);
- Carlos Viana (Podemos-MG).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
