Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

‘Não vou comentar bizarrices’, diz ministra da Saúde ao rebater Nikolas Ferreira

O deputado federal questionou Nísia Trindade se homens teriam condição de gestar e menstruar e criticou a 'ideologia de gênero'

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

'Acho que já deu', disse a ministra da Saúde
'Acho que já deu', disse a ministra da Saúde 'Acho que já deu', disse a ministra da Saúde

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, se recusou a responder questionamentos feitos pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sua participação na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. “Nem vou comentar sobre bizarrices porque acho que já deu”, disse a ministra.

A fala ocorreu depois que Nikolas teceu críticas à "ideologia de gênero", questionando a ministra se homens teriam a capacidade de gestar ou menstruar. Ele citou a resolução nº 715, de 2023, que específica ações voltadas para “pessoas que podem gestar” e “pessoas que menstruam”, termos usados para especificar o público-alvo sem cometer transfobia.

“Já viu algum homem com condição de gestar?”, indagou o parlamentar. “Homem tem condição de menstruar?”, completou. Na avaliação de Nikolas, a forma com que os termos são colocados reduz as mulheres a pessoas que menstruam.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

O deputado também questionou se, para o combate às desigualdades sociais, “a solução seria legalização do aborto e da maconha no Brasil”.

A ministra foi convocada para participar da comissão com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre a vacina contra a dengue e problemas em hospitais públicos, sobretudo no Rio de Janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.