Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No DF, Ibaneis anuncia fim do uso de máscara em ambientes fechados

Governador disse ao R7 que medida será publicada nesta quinta no Diário Oficial; queda do número de casos de Covid motivou decisão

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília, e Ricardo Faria, da Record TV

Pessoas com máscara; uso deixa de ser obrigatório no DF
Pessoas com máscara; uso deixa de ser obrigatório no DF Pessoas com máscara; uso deixa de ser obrigatório no DF

uso de máscara em ambientes fechados deixará de ser obrigatório no Distrito Federal a partir desta quinta-feira (10). O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha. Segundo o chefe do Executivo, a determinação deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial do DF ainda hoje.

A decisão de acabar com a obrigatoriedade foi tomada depois da análise dos indicadores da pandemia de Covid-19 registrados nos últimos dias. Ibaneis afirmou que há indícios de que a pandemia esteja chegando ao fim. "Acredito que sim. Tenho observado os demais países que já fizeram a liberação [do uso de máscara], e não temos registros de novas ondas."

A taxa de reprodução do vírus está em 0,60, o que indica desaceleração no ritmo de contágio. Nas redes sociais, Ibaneis disse que a queda se deve à imunização contra a doença na capital. "O avanço na vacinação contra Covid-19 e a queda no número de casos foram essenciais para a medida. Destaco que estamos abrindo mais leitos adulto e pediátrico", postou.

Desde a sexta-feira passada (4), logo após o feriado de Carnaval, o uso do equipamento de proteção estava dispensado ao ar livre. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou outras medidas de flexibilização de restrições sanitárias. Os shows com cobrança de ingresso e eventos esportivos com público estão autorizados. Os frequentadores precisam apresentar o comprovante de vacinação com duas doses para ter a entrada liberada.

Publicidade

A flexibilização é debate em diversos estados do país e tem sido alvo de estudos por parte do Fórum dos Governadores. O grupo de gestores pretende emitir uma sinalização conjunta sobre o tema ainda em março. 

Na segunda (7), o Rio de Janeiro acabou com a obrigatoriedade de máscara em locais fechados. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a liberação recai sobre as crianças, que estão dispensadas do uso, inclusive nas escolas. Maranhão e Mato Grosso do Sul flexibilizaram o uso de máscara em locais abertos desde novembro.

Casos no DF

O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (9) pela Secretaria de Saúde mostra que 380 novos diagnósticos de infecção por coronavírus foram contabilizados no DF no dia anterior. Em relação aos óbitos, houve seis mortes, todas de pacientes acima de 40 anos. A taxa de reprodução do vírus está em 0,60, o que indica desaceleração no ritmo de contágio. Até esta quinta, 34,63% da população vacinável havia tomado o reforço da vacina.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.