No RJ, Lula lança rede voltada para gestantes e bebês e celebra retorno de manto indígena
Agendas serão realizadas nesta quinta-feira (12) em Belford Roxo e na Quinta da Boa Vista; lideranças indígenas estarão presentes
Brasília|Do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agendas no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (12). Entre os eventos previstos, o presidente vai lançar uma iniciativa de cuidado integral a gestantes e bebês e participar da cerimônia de celebração do retorno do Manto Tupinambá, peça sagrada para a comunidade indígena.
Leia mais
A primeira agenda, prevista para ocorrer às 10h30 em Belford Roxo, será o lançamento da Rede Alyne, uma iniciativa do governo que visa promover um modelo de cuidado humanizado e integral para a saúde da gestante, parturiente (mulher que está em trabalho de parto), puérpera (mulher no período logo após o parto) e da criança.
Na primeira etapa de implementação dessa rede de cuidado, serão investidos R$ 4,85 bilhões para beneficiar 30 milhões de mulheres.
Manto Tupinambá
Às 17h, Lula vai participar da cerimônia de celebração do retorno do Manto Tupinambá. O evento vai ser realizado na Quinta da Boa Vista e vai contar com a participação de lideranças do Povo Tupinambá.
O manto retornou do Museu Nacional da Dinamarca, na Europa, e será instalado em uma sala da Biblioteca Central do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A devolução da peça envolveu articulação entre os dois países, incluindo o Ministério das Relações Exteriores, museus e lideranças indígenas.
A peça indígena é feita com penas de ave guará e estava há quatro séculos na Dinamarca. Desde o dia 7 de setembro, membros da comunidade Tupinambá estão no Rio de Janeiro realizando seus rituais de vigília.