Brasília No RJ, Romário e Crivella têm empate técnico na corrida pelo Senado

No RJ, Romário e Crivella têm empate técnico na corrida pelo Senado

Pesquisa mostra atual e ex-senador nas primeiras colocações nas intenções de voto; Romário lidera, mas Crivella diminuiu diferença

  • Brasília | Do R7

Marcello Crivella e Romário, que disputam a vaga do Rio de Janeiro ao Senado

Marcello Crivella e Romário, que disputam a vaga do Rio de Janeiro ao Senado

Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Romário (PL) e o ex-senador e ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) estão tecnicamente empatados na disputa do Rio de Janeiro para o Senado, de acordo com pesquisa publicada nesta segunda-feira (25) pelo instituto Gerp.
Segundo o levantamento, na pesquisa estimulada, em que é apresentada a lista de candidatos aos eleitores, Romário aparece à frente com 26% das intenções de voto. Crivella é o segundo, com 22%. Veja os números:

Romário (PL): 26%
Marcelo Crivella (Republicanos): 22%
Alessandro Molon (PSB): 16%
André Ceciliano (PT): 8%
Nenhum deles: 18%
Não sabe: 10%

A Gerp fez o levantamento entre os dias 19 e 22 de julho e ouviu 1.020 eleitores fluminenses por telefone. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo RJ – 05365/2022. O índice de confiança é de 95,55%. A margem de erro é de 3,13 pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança, de 95%.

Apesar de liderar, Romário viu a distância para Crivella diminuir em relação à pesquisa anterior feita pela Gerp. Um levantamento divulgado pelo instituto em 13 de julho mostrava o atual senador com 25% das intenções de voto e o ex-parlamentar com 17%. A diferença entre os dois era de oito pontos percentuais, mas agora é de apenas quatro.

Segundo a pesquisa desta segunda, Romário tem a preferência do eleitorado de seis regiões do Rio de Janeiro: Metropolitana do Rio/Rio de Janeiro (22%), Metropolitana do Rio/Baixada Fluminense (33%), Noroeste Fluminense (33%), Norte Fluminense (32%), Centro Fluminense (31%) e Sul Fluminense (37%).

Já Crivella está na frente nas regiões Metropolitana do Rio/Niterói – Manilha (31%), Metropolitana do Rio/Periferia (54%) e Baixadas (32%).

Castro lidera pesquisa estimulada para o governo

Marcelo Freixo e Cláudio Castro, que disputam o governo do estado

Marcelo Freixo e Cláudio Castro, que disputam o governo do estado

Arte/R7

O atual governador fluminense, Cláudio Castro (PL), aparece em primeiro na pesquisa espontânea. Segundo os números da Gerp, ele tem 28% das intenções de voto. O segundo é o deputado Marcelo Freixo (PSB), com 20%. Veja os números:

Cláudio Castro (PL): 28%
Marcelo Freixo (PSB): 20%
Rodrigo Neves (PDT): 11%
Coronel Emir Larangeira (PMB), Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Serra (PCB): 2%
Paulo Ganime (Novo): 1%
Nenhum deles: 16%
Não sabe: 18%

No cenário espontâneo – quando o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado –, Castro permanece à frente de Freixo, mas há um empate técnico. Veja a relação abaixo:

Cláudio Castro (PL): 14%
Marcelo Freixo (PSB): 10%
Rodrigo Neves (PDT): 5%
Paulo Ganime (Novo) e Coronel Emir Larangeira (PMB): 0%
Outros: 4%
Não sabe: 67%

Últimas