Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Novo Código Civil: Senado retoma discussões para atualizar normas brasileiras

Ideia é modernizar regras cotidianas que alcancem a população; texto será discutido em comissão presidida por Rodrigo Pacheco

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News
Novo Código Civil será discutido em comissão presidida por Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
rodrigo pacheco Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado retomou, nesta quarta-feira (24), as discussões para atualizar o Novo Código Civil, que reúne as leis que regem a vida cotidiana no país.

A proposta será discutida em uma comissão temporária, que será comandada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado.


A ideia é atualizar toda a legislação que alcance a população brasileira, do nascimento a morte, passando por regras como divisão de bens em caso de união civil e até o endividamento de famílias.


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirma que há necessidade de modernização da legislação brasileira, principalmente em relação as definições no ambiente digital, alcançando a proteção de dados e responsabilidade por atos civis em reds sociais.

“São mais de duas décadas desde a entrada em vigor do Código atual, e é natural que façamos este movimento de avaliação, aperfeiçoamento e modernização, para responder às demandas do nosso tempo”, afirmou, durante a instalação da comissão.


Próximos passos

As previsões são de que a comissão tenha uma duração de oito meses, chegando a um texto final apenas no ano que vem.

A etapa será a primeira fase da tramitação e contará com um relatório apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Se aprovado no Senado, o texto ainda precisará passar por análise da Câmara.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.