Brasília Novo voo da FAB decola rumo a Israel nesta segunda; total de repatriados deve chegar a 1.100

Novo voo da FAB decola rumo a Israel nesta segunda; total de repatriados deve chegar a 1.100

Esta será a 7ª viagem para resgatar brasileiros do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas; chegada é prevista para quinta

  • Brasília | Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Quinto avião da FAB trouxe 215 brasileiros e 16 pets

Quinto avião da FAB trouxe 215 brasileiros e 16 pets

FAB/Divulgação

O sétimo voo para buscar brasileiros na área de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas decola da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (16), por volta das 17h. A previsão é que a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) saia de Tel Aviv com destino ao Brasil na quarta (18). Com o novo voo, o governo prevê chegar ao número de 1.100 brasileiros repatriados, além de 24 animais de estimação.

A parada inicial será no aeroporto de Roma, na Itália, de onde a tripulação vai aguardar instruções das autoridades locais e brasileiras para seguir viagem. O avião deve pousar de volta no Rio de Janeiro no início da madrugada de quinta-feira (19).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Segundo o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, toda a equipe está mobilizada para garantir que os brasileiros com interesse em voltar ao país sejam transportados em segurança. A articulação do governo começou no dia 7 de outubro, quando os atentados em Israel se desdobraram no conflito armado de grandes proporções entre o país e o Hamas.

De acordo com levantamento das embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel) e no Cairo (Egito) e do Escritório de Representação em Ramallah (Cisjordânia), pelo menos 2.700 brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país. Atualmente, a prioridade são brasileiros sem passagem aérea, não residentes, idosos, gestantes, mulheres e crianças.

Brasileiros resgatados

Na madrugada deste domingo (15), o quinto avião da FAB com 215 cidadãos repatriados e 16 animais de estimação chegou ao Brasil, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Os primeiros 211 resgatados desembarcaram na Base Aérea de Brasília na quarta-feira (11). Outros 214 chegaram na quinta-feira (12), ao Galeão. Já o terceiro avião, com mais 69 repatriados, pousou em solo brasileiro na sexta-feira (13), no aeroporto de Recife, onde cinco passageiros desembarcaram, e o restante seguiu com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Com 207 passageiros, dois cachorros e dois gatos, o quarto voo chegou ao Brasil na madrugada do sábado (14), também no Rio de Janeiro.

O governo brasileiro também tem tentado resgatar um grupo de brasileiros que começou a se deslocar em Gaza, na fronteira com o Egito. Abrigados em uma escola no norte da região, os brasileiros seguiram em um ônibus fretado pelo Brasil para Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, no sábado (14). No local, eles se juntaram a outro grupo de cerca de dez pessoas com interesse na repatriação. A Embaixada do Brasil na Palestina alugou uma casa para abrigá-los enquanto não há liberação de entrada no território egípcio.

Em conversa com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu apoio para a retirada dos brasileiros da região. Assim que os brasileiros cruzarem a fronteira, serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o aeroporto de El Arish, onde embarcarão na aeronave da Presidência da República, com destino ao Brasil.

Últimas