Oitavo voo para resgatar brasileiros em Israel decolou neste domingo rumo ao Brasil
Avião tem como destino o Rio de Janeiro; outra aeronave permanece no Cairo, aguardando para resgatar brasileiros em Gaza
Brasília|Emerson Fonseca Fraga, do R7, em Brasília
O oitavo voo para resgatar brasileiros em Israel decolou neste domingo (22) de Tel Aviv rumo ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, segundo o Ministério das Relações Exteriores. "Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto Ben Gurion, não se preveem voos adicionais", diz um comunicado do Itamaraty. Outra aeronave permanece no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para resgatar quem está vindo da Faixa de Gaza.
O novo voo brasileiro traz 209 passageiros e 9 animais domésticos, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB). O pouso está previsto para as 4h (horário de Brasília) desta segunda-feira (23). Ao todo, cerca de 1.200 pessoas foram resgatadas da região por aeronaves militares do Brasil.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com levantamento das embaixadas do Brasil em Tel Aviv e no Cairo e do Escritório de Representação em Ramallah (Cisjordânia), pelo menos 2.700 brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país. As prioridades foram brasileiros sem passagem aérea, não residentes, idosos, gestantes, mulheres e crianças.
Segundo o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, toda a equipe foi mobilizada para garantir que os brasileiros fossem transportados em segurança de volta ao país. A articulação do governo começou em 7 de outubro, quando os atentados terroristas em Israel se desdobraram no conflito armado entre o país e o Hamas.
Sobre a situação dos brasileiros na Faixa de Gaza, o Itamaraty disse que "um grupo de cerca de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam retirada da Faixa de Gaza segue abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito. O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com os nacionais, aos quais vem provendo informações e itens de primeira necessidade".
Ainda segundo o ministério, "veículos contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, aguardando a autorização para o trânsito do grupo pelo terminal de Rafah [entre Egito e Gaza]".