Onyx se afasta temporariamente para tratar de emendas como deputado
Exoneração de ministro do Trabalho foi publicada no Diário Oficial da União, mas ação é temporária
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
Onyx Lorenzoni se afastou do cargo de ministro do Trabalho e Previdência para tratar de emendas parlamentares como deputado federal. A exoneração, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11) e assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, é temporária.
As emendas são recursos do Orçamento público cuja destinação é indicada pelos deputados estaduais, federais e senadores. Os parlamentares costumam direcionar as verbas à cidade ou à região onde fica sua base eleitoral.
Onyx Lorenzoni foi candidato do DEM ao cargo de deputado federal no Rio Grande do Sul. Com 183.518 votos, o estado o elegeu no primeiro turno das eleições de 2018.
Ele participou da transição de governo federal, foi nomeado ministro da Casa Civil em janeiro de 2019 e ficou no cargo até fevereiro de 2020, quando acabou sendo transferido para o Ministério da Cidadania. Neste ano, Onyx ainda ocupou o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e, posteriormente, o de ministro do Trabalho e Previdência.