PF faz busca e apreensão na Câmara sobre esquema de desvio de emendas parlamentares
Investigados estariam praticando crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A PF (Polícia Federal) cumpriu, nesta sexta-feira (12), dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), na Câmara dos Deputados e na casa de uma ex-assessora do deputado Arthur Lira (PP-AL).
Os mandados ocorrem no escopo da operação contra pessoas suspeitas de desviar emendas parlamentares. De acordo com a corporação, estão sendo investigados os crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção.
Veja mais
A reportagem apurou que Mariângela Fialek, que é ex-assessora de Lira, é investigada nesta operação. No gabinete, a assessora era responsável por cuidar das planilhas do chamado orçamento secreto, na época que Lira era presidente da Câmara. Hoje, Mariângela trabalha na liderança do PP na Câmara.
O R7 entrou em contato com Mariângela, mas ainda não teve retorno. Segundo a assessoria de Lira, o parlamentar não está entre os alvos.
O orçamento secreto era um esquema de liberação de verbas federais via emendas de relator, em que não tinha a identificação dos parlamentares responsáveis pelas indicações. Em 2022, o STF declarou a prática inconstitucional.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












