PF faz megaoperação contra facções, tráfico e lavagem de dinheiro em 16 estados
Força-tarefa reúne equipes de órgãos da segurança pública federal, estadual e municipal; servidores cumprem 71 mandados de prisão
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta terça-feira (12), a Operação Força Integrada II, em 16 estados, com foco no combate aos tráficos de drogas e de armas, à atuação de facções criminosas, à lavagem de dinheiro e a delitos relacionados.
As equipes mobilizadas cumprem 71 mandados e prisão e 165 de busca e apreensão, nos seguintes estados: Espírito Santo, Ceará, Amapá, Minas Gerais, Rondônia, Acre, Sergipe, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná, Paraíba, Alagoas, Maranhão e Rio de Janeiro.
Leia Mais
A ação ocorre de maneira coordenada, com mobilização das Ficcos (Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado) — vinculadas ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) —, bem como em parceria com órgãos estaduais e federais de segurança pública.
A força-tarefa integra, inclusive, o programa Brasil contra o Crime Organizado, lançado pelo governo federal nesta terça-feira (12). Entre as ações adotadas na operação estão o bloqueio e o sequestro de bens, além de medidas contra:
- Estruturas financeiras de organizações criminosas
- Tráfico interestadual e internacional de drogas
- Comércio ilegal de armas
- Lavagem de capitais
- Crimes patrimoniais
- Captura de foragidos da Justiça.
“A Operação Força Integrada II reforça o modelo de atuação das Ficcos, baseado em inteligência, integração institucional e descapitalização de organizações criminosas em diferentes regiões do país”, informou o MJSP.
Essas forças de segurança incluem: polícias civis, militares e penais; guardas municipais; PRF (Polícia Rodoviária Federal); Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais); e secretarias estaduais de segurança pública, em ações coordenadas pela PF. Atualmente, 39 equipes das Ficcos operam em todas as unidades da Federação do país.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














