Polícia investiga empresas suspeitas de sonegar R$ 74 milhões em impostos
Em parceria com a Receita do Distrito Federal, agentes cumpriram 21 mandados de busca e apreensão
Brasília|Do R7, em Brasília
A Polícia Civil do Distrito Federal, em parceria com a Receita do DF, investiga um grupo de empresas com dívida tributária de R$ 74 milhões. Os agentes cumpriram na manhã desta quinta-feira (4) 21 mandados de busca e apreensão para coibir os crimes de organização criminosa, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro dos empresários envolvidos.
Veja Mais
A investigação começou em 2023 e revelou que o grupo sonegava toda a quantia de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). As empresas atuavam no comércio de móveis e eletrodomésticos no DF e em Goiás desde 1997.
Os investigados tinham empresas em Sobradinho, Planaltina, Paranoá e São Sebastião. Quando as dívidas dos impostos se acumulavam, os empresários criavam novas empresas no mesmo endereço e ramo de atuação, reiniciando a sonegação com outro CNPJ e abandonando a empresa anterior com as dívidas.
Os empresários também tinham empresas em nome de laranjas, inclusive de seus empregados, para fugir das responsabilidades das dívidas tributárias.
Na operação desta quinta-feira (5) participaram cerca de 100 policiais entre delegados, agentes, escrivães e peritos, além de auditores da Receita do DF e agentes da Polícia Civil de Goiás. As medidas judiciais são cumpridas em Sobradinho (DF), Planaltina (DF) e Anápolis (GO).