Polícia prende integrantes de gangues rivais que atuavam no DF
Ao todo, 59 suspeitos são investigados; polícia aponta roubos, tráfico e assassinatos aos grupos criminosos presos nesta manhã
Brasília|Jéssica Moura do R7, e Pedro Canguçu, da Record TV
A Polícia Civil deflagrou nesta segunda-feira (23) uma operação para cumprir 59 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão contra integrantes de duas gangues rivais que atuavam no tráfico de drogas no Distrito Federal. Para a ação, 246 agentes foram às ruas do Itapoã logo nas primeiras horas do dia. Por volta das 9h, 42 já haviam sido presas no âmbito da Operação Finis.
As investigações começaram há um ano e meio e apontam que as duas gangues estavam em guerra pelo controle do tráfico de drogas nas regiões do Itapoã e Paranoá há pelo menos cinco anos. Casos de crimes de furto, roubo e comércio de drogas nessas cidades são atribuídos as duas associações criminosas.
Além disso, a apuração policial, conduzida pela 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), identificou assassinatos tentados e consumados, cujos autores também seriam parte das gangues, conhecidas como Fábrica de Luto/Comando Bala Voa e Vinte e Nove Itapoã. Os presos vão responder por associação criminosa qualificada.