Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Presidente do PT sugere aliança com PSD e PSB em Mato Grosso para ‘ampliar palanques nos estados’

Edinho Silva cita Carlos Fávaro e Pedro Taques como opção para a Federação Brasil da Esperança

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Edinho Silva, presidente do PT, propõe chapa ao Senado em Mato Grosso com Carlos Fávaro (PSD) e Pedro Taques (PSB).
  • A proposta gera resistência na base da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB.
  • O PT busca ampliar alianças regionais para a reeleição do presidente Lula, destacando a importância de Fávaro.
  • O debate sobre a composição da chapa ainda é considerado uma hipótese e não uma decisão formal.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fala de Edinho Silva gera desconforto: parte do PT defende discussão interna antes de anúncios Reprodução/Instagram @edinhosilvapt - 14.12.2025

Durante agenda política em Cuiabá, neste domingo (14), o presidente nacional do PT, Edinho Silva, lançou publicamente a possibilidade de uma chapa ao Senado em Mato Grosso reunindo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), e o ex-governador Pedro Taques (PSB).

“Queremos ampliar os nossos palanques nos estados, isso é fundamental para a reeleição do presidente Lula. No Mato Grosso não pode ser diferente, mas não haverá construção da tática eleitoral no estado sem reconhecer a liderança do ministro Fávaro, sem ouvi-lo. Ele é um excelente ministro e um dos principais quadros da República”, ressaltou Edinho Silva.


A declaração ocorreu em discurso na sede da ANM (Associação Mato-grossense dos Municípios) e surpreendeu integrantes da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB.

A sinalização, segundo interlocutores da federação, não representa uma decisão formal, mas abriu um debate sensível nos bastidores da esquerda no estado. Setores do grupo rejeitam a composição e defendem que qualquer definição passe por discussão interna antes de anúncios públicos.


Edinho também mencionou o nome da médica Dra. Natasha Slhessarenko (PSD) como pré-candidata ao governo de Mato Grosso pela federação.

Aliança com o PSB

A movimentação ocorre em meio a uma tentativa do PT de replicar, nos estados, o modelo de aliança nacional com o PSB, responsável pela formação da chapa Lula-Alckmin em 2022. Antes do evento na AMM, Edinho se reuniu reservadamente com Pedro Taques para discutir o cenário eleitoral e possíveis composições.


Apesar da repercussão, lideranças da federação tratam a fala como uma hipótese em construção. O suplente de deputado estadual Henrique Lopes avaliou que a reação crítica de parte da militância era previsível, justamente pela ausência de debate prévio.

“Não significa que o Edinho será atendido pelo partido, mas já é um ponto de reflexão importante. Vamos aguardar a construção dos espaços de forma legítima”, declarou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.