Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PSDB-Cidadania se reúne para definir candidato ao Governo do DF

O senador Izalci Lucas (PSDB) e a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) disputam quem será o indicado à vaga pelo grupo

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Senador Izalci Lucas quer disputar o governo do DF
Senador Izalci Lucas quer disputar o governo do DF Senador Izalci Lucas quer disputar o governo do DF

O colegiado nacional da federação PSDB-Cidadania vai definir quem será o candidato ao Governo do Distrito Federal nas eleições deste ano nesta terça-feira (26). Presidente local do grupo, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disputa a vaga com a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF). Na última terça (19), o colegiado decidiu que teria um candidato ao Palácio do Buriti e que o senador e a deputada deveriam chegar a um acordo sobre qual deles disputaria a cadeira.

Em vez disso, porém, Paula Belmonte se lançou candidata ao governo pelo Twitter (veja a publicação abaixo). Ela conta com a maioria dos membros da federação no DF e por isso tem poder de voto para traçar os rumos do grupo partidário. Por outro lado, embora tenha dito que é a candidata da federação ao Executivo local, a parlamentar também articula para se candidatar a vice do pré-candidato do União Brasil ao governo, o senador Reguffe.

Pesa contra a deputada a decisão da federação de ter um candidato ao governo no DF. Além disso, Izalci – nomeado coordenador do grupo, com poder para definir a chapa e as coligações – tem maioria no colegiado nacional, composto de 15 membros do PSDB e 4 do Cidadania, e deverá decidir o destino de ambos. Sem um acordo com Belmonte, que não está disposta a ceder, o grupo do senador espera uma decisão de cima.

Leia também

Um interlocutor do Cidadania afirmou ao R7, na noite desta segunda-feira (25), que a decisão não sairá da reunião, mas da convenção partidária da federação, marcada para este domingo (31). O argumento é que o estatuto do grupo prevê o colegiado local, composto de 70% de membros do Cidadania, e que "a convenção é soberana".

Em um ofício no último sábado (23), o senador também convocou uma reunião do diretório distrital para esta quarta-feira (27). O encontro local ocorrerá depois da decisão nacional sobre o impasse entre o senador e a deputada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.