Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Queiroga celebra parceria de ministério com Oxford

Centro administrativo no Rio de Janeiro vai unir pesquisadores brasileiros e ingleses que atuam na saúde

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da cerimônia comemorativa da parceria entre o governo federal e a Universidade de Oxford, nesta segunda-feira (6). A cooperação científica envolve a instalação de um novo centro administrativo na cidade do Rio de Janeiro para unir pesquisadores brasileiros e ingleses que atuam em ramos da saúde, com áreas como cardiologia, inteligência artificial, atenção primária e Covid-19.

Na cerimônia, Queiroga avaliou que a parceria vai promover uma benéfica troca de experiências dos dois países, lembrando que o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro foi “feito à semelhança do sistema de saúde do Reino Unido”. Ainda de acordo com ele, o SUS é um dos motivos para que o Brasil esteja “conseguindo enfrentar o novo coronavírus”.

A cooperação terá como fruto a criação da primeira unidade da Universidade de Oxford no Brasil. O objetivo do centro é promover a formação de pesquisadores na área de doenças infecciosas, em pesquisas clínicas e no desenvolvimento de vacinas e medicamentos. A parceria foi trabalhada ao longo da pandemia, já que pesquisadores brasileiros e da universidade britânica realizaram trabalhos conjuntos para os ensaios clínicos da vacina da Oxford.

A parceria vai priorizar a pesquisa em saúde global e terá cursos de mestrado, ph.D. e atualização para profissionais. A iniciativa tem o apoio do governo britânico e o suporte acadêmico e científico da Universidade de Siena, na Itália, além do Institute for Global Health.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.