Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Queiroga vê queda de mortes por Covid nas próximas três semanas

Apesar da média móvel em torno de 800 casos por dia, ministério quer manter cenário de estabilização focando a dose de reforço

Brasília|Priscila Mendes, do R7, e Lívia Veiga, da Record TV

Vacinação vai bem no Brasil, segundo avaliação de Marcelo Queiroga
Vacinação vai bem no Brasil, segundo avaliação de Marcelo Queiroga Vacinação vai bem no Brasil, segundo avaliação de Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a dizer, nesta segunda-feira (21), que há um cenário de estabilização de casos de Covid-19 provocados pela variante Ômicron, apesar de a média móvel ainda estar em torno de 800 casos por dia. A expectativa é de que ocorra uma queda no número de mortes nas próximas três semanas, disse o chefe da pasta.

Leia também

Para manter esse cenário estável, o ministro afirma que é preciso avançar ainda mais na campanha de vacinação, especialmente em relação aos idosos, e focar a dose de reforço para que se tenha maior proteção da população contra a variante Ômicron. Atualmente, 30 milhões de pessoas estão com a dose de reforço atrasada.

"Tenho falado isso todo dia. Enquanto se traz um debate sobre a quarta dose, eu falo que é preciso focar a terceira dose. A importância maior é a dose de reforço. Vamos continuar trabalhando em parceria com estados e municípios para que possamos ampliar a aplicação", diz Marcelo Queiroga.

De uma maneira geral, a campanha de vacinação vai bem no Brasil, na avaliação de Queiroga. O ministro diz que isso é resultado de uma estrutura muito forte de aplicação de vacina que conta com 38 mil salas de imunização em todo o país. 

Sobre o processo que trata da prescrição do chamado kit Covid a pacientes do SUS, Marcelo Queiroga diz que tem um prazo de 30 dias para analisar o documento. Ele vai observar os pontos suscitados pelo então secretário Hélio Angoti e pelos recorrentes para que se tenha "uma posição que satisfaça a todos". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.