Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Rainha Elizabeth felicita brasileiros pelo Dia da Independência

Mensagem foi divulgada pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, em uma rede social

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Rainha Elizabeth 2ª enviou felicitações ao povo brasileiro pelos 200 anos de independência
Rainha Elizabeth 2ª enviou felicitações ao povo brasileiro pelos 200 anos de independência Rainha Elizabeth 2ª enviou felicitações ao povo brasileiro pelos 200 anos de independência (FRANK AUGSTEIN/AFP)

A rainha Elizabeth, do Reino Unido, parabenizou o presidente Jair Bolsonaro e enviou felicitações ao povo brasileiro pelos 200 anos da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7). A mensagem foi divulgada pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, em sua conta no Twitter.

Na mensagem, a rainha recorda a viagem que fez para o Brasil em 1968: “Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”.

Em sua publicação, a embaixadora britânica no Brasil disse que a mensagem da rainha é um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido. "É com enorme alegria que compartilho uma bela mensagem enviada por Sua Majestade, a rainha Elizabeth 2ª, ao povo brasileiro, representado pelo Presidente da República. É mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido; uma parceria de 200 anos."

Rainha Elizabeth 2ª, uma monarca que bate recordes

Sete décadas de reinado para uma monarca de 96 anos que deu a volta ao mundo 42 vezes: a rainha Elizabeth 2ª, que comemora o jubileu de platina desde o dia 2 de junho, está acostumada a bater recordes.

Publicidade

Longevidade recorde

Elizabeth 2ª reina durante 70 anos e quase quatro meses, um recorde na história britânica. O recorde anterior pertencia à sua tataravó, a rainha Victoria, que reinou durante 63 anos, sete meses e dois dias (de 20 de junho de 1837 até sua morte, em 22 de janeiro de 1901).

Aos 96 anos, a rainha Elizabeth é também a monarca reinante mais velha do mundo. Apenas dois reis reinaram mais tempo do que ela: o rei francês Louis XIV (mais de 72 anos entre 1643 e 1715) e o rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia (70 anos e quatro meses, de 9 de junho de 1946 a 13 de outubro de 2016).

Publicidade

Viajante incansável

Como rainha, ela viajou para mais de cem nações — outro recorde para um monarca britânico — e realizou mais de 150 visitas a países da Commonwealth. Esteve 22 vezes no Canadá, mais do que em qualquer outro país, e 13 vezes na França — cujo idioma fala — mais do que em qualquer outro país europeu.

O Daily Telegraph calculou que ela percorreu o equivalente a 42 voltas ao mundo antes de parar de viajar para o exterior, em novembro de 2015, aos 89 anos. Sua viagem mais longa ao exterior durou 168 dias (de novembro de 1953 a maio de 1954), quando ela visitou 13 países.

Publicidade

Um milhão de cartões de felicitações

Ela enviou cerca de 300 mil cartões para pessoas que comemoram seu 100º aniversário e mais de 900 mil para casais que festejaram bodas de diamante (60 anos). Ela mesma foi casada por mais de 73 anos com o príncipe Philip, que morreu em abril de 2021 — outro recorde para um monarca britânico.

Às vezes pioneira

Em 1996, a rainha Elizabeth foi a primeira monarca britânica a visitar a China. Ela também foi a primeira monarca britânica a discursar na Câmara dos Representantes em Washington, em 16 de maio de 1991.

Enviou seu primeiro email em 26 de março de 1976, durante uma visita a um centro de pesquisas do Ministério da Defesa.

Em 1997, lançou o primeiro site oficial do Palácio de Buckingham. Em 2014, postou seu primeiro tuíte e, em 2019, sua primeira publicação no Instagram.

Bolsonaro participa do desfile de 7 de Setembro em Brasília. Veja as fotos:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.