Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reajuste de 18% para a segurança do DF não enfrentará resistência da União, afirma Dino

Segundo ministro da Justiça, o reajuste cabe no Fundo Constitucional do DF e deve ser concedido às forças de segurança

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Ministro da Justiça, Flávio Dino, em comissão no Senado
Ministro da Justiça, Flávio Dino, em comissão no Senado Ministro da Justiça, Flávio Dino, em comissão no Senado

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o reajuste de 18% para os agentes das forças de segurança do Distrito Federal cabe no orçamento do Fundo Constitucional do DF e não deverá enfrentar problemas para ser efetivado. A declaração foi feita durante a audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado nesta terça-feira (9).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

“O secretário-executivo, Ricardo Cappelli, tem acompanhado isso muito de perto. Conforme ele me disse, cabe plenamente no Fundo Constitucional. Por isso, acho que não haverá maiores dificuldades”, disse o ministro. O Fundo é repassado pelo governo federal ao DF para a manutenção da segurança pública, saúde e educação.

Publicidade

O comentário de Dino veio em resposta à senadora Leila Barros (PDT-DF), que pediu a Dino que confirmasse o compromisso com a valorização das carreiras de segurança pública da capital federal, afirmando que essa é uma demanda que tem mais de dez anos. 

O assunto tem sido debatido entre a bancada do DF no Congresso Nacional, o governo federal e o governo do Distrito Federal. O GDF saiu do último encontro, realizado na sexta-feira (5), com missões a serem cumpridas para que o Palácio do Planalto encaminhe ao Congresso Nacional um novo projeto garantindo o reajuste solicitado pelas categorias. 

Publicidade

Dino também comentou que o processo de regulamentação da carreira de policial penal federal é um compromisso do ministério, e que uma sugestão de projeto de lei foi encaminhado pela pasta e está sendo analisada por outros ministérios, do ponto de vista orçamentário, antes de ser encaminhada para deliberação do Congresso Nacional.

Dino também confirmou que enviou um ofício, em 5 de abril, para a ministra de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, pedindo a convocação de 201 aprovados no último concurso da Polícia Federal. "O quantitativo de 201 aprovados se refere ao total que contamos com previsão orçamentária. Pois eu não posso ultrapassar o orçamento", afirmou Dino.

O ministro disse que propôs a prorrogação do concurso até setembro e comentou que acretida que, até lá, outros aprovados deverão ser chamados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.