Reajuste para as forças de segurança do DF deve ser pago em setembro, diz Izalci
Segundo o parlamentar, Lula deve assinar a medida provisória na próxima semana; o Congresso aprovou um aumento de 18%
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O senador Izalci Lucas (PSDB) afirmou nesta quinta-feira (13), em entrevista aoBalanço Geral, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar a medida provisória (MP) do reajuste das forças de segurança do Distrito Federal na próxima semana. Segundo o parlamentar, com a publicação da MP no dia 21, o salário deve ser pago em setembro.
“Só tem valor a partir da edição. Se for dia 22 ou 21, você tem um complemento desse mês de julho já no salário junto com agosto, que normalmente é pago no início de setembro. Então virá o de agosto já corrigido, a parcela do dia 21 ao dia 30, e já entra no pagamento que os policiais devem receber no dia 5 de setembro”, disse Izalci.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Nesta quarta-feira (12), o Congresso Nacional aprovou o aumento salarial de 18% para policiais civis e militares, além de bombeiros. O reajuste será feito em duas parcelas, a primeira delas em julho, e a segunda, em janeiro de 2024. O impacto orçamentário é de R$ 372,2 milhões em 2022 e de R$ 685 milhões a partir do ano que vem.
Reforma tributária
Durante a entrevista, o senador também falou sobre a reforma tributária e disse que o projeto precisará passar por “ajustes”. De acordo com Izalci, uma alíquota máxima terá que ser criada para evitar que haja um aumento da carga tributária.
“A área de prestação de serviços tem aumento de 180% a 200% [da carga tributária]. Nós entendemos que ela [reforma tributária] foi importante, mas não da forma que ela foi aprovada. Nós vamos fazer muitos ajustes, principalmente na área de serviços, saúde e educação”, completou.