Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Recorde de feminicídio no DF é por falta de controle de risco na medida protetiva, diz especialista da UnB

Foram 34 casos em 2023 e mais três casos em menos de 20 dias em 2024; 'falta monitoramento', afirma professora da instituição

Brasília|Iasmim Albuquerque* do R7, em Brasílila

Janeiro já registrou três mortes por feminicídio
Janeiro já registrou três mortes por feminicídio Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

O Distrito Federal registrou o maior número de mortes de mulheres por feminicídios em 2023. Ao todo, 34 casos foram confirmados na capital federal no ano. Em 2024, já foram três vítimas em menos de 20 dias. A professora de direto da Universidade de Brasília Janaína Lima associa esse aumento à falta de monitoramento de risco na medida protetiva concedida à mulher. 

Apesar do DF criar políticas públicas voltadas para prevenir a violência contra à mulher e a realização de campanhas, a especialista afirma que as delegacias especiliazadas no atendimento às mulheres precisam atuar já no primeiro ato de violência, ou seja, fazer a assistência completa do caso e definir estratégias individualizadas.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


Segundo a Secretária de Segurança Pública, 61,8% das vítimas de feminicídio não registraram boletim de ocorrência até setembro do ano passado, mesmo havendo relatos de violência doméstica. Os dados apontam que 13,2% chegaram a registrar entre uma e nove ocorrências, sendo insuficiente para evitar a fatalidade. 

A professora aconselha que as mulheres devem entender o conceito de violência e fazer a denúncia. Ela ainda complementa que a sociedade precisa apoiar e incentivar as mulheres a prourar as autoridades." A responsabilidade de não ser assassinada não é da vítima de violência doméstica, é uma responsabilidade social compartilhada".


Canais de denúncia

Disque Denúncia: 197 ou (61) 98626-1197 (WhatsApp)

Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher: (61) 3207-6172/3207-6195 (funcionam 24 horas)

PMDF: 190

Núcleo de Gênero do MPDFT: (61) 3343-6086 e (61) 3343-9625

Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher (Nudem), da Defensoria Pública: WhatsApp (61) 999359-0032

Terceiro feminicídio no DF

Na última quarta-feira (17), Antônia Maria da Silva Carvalho, de 39 anos, foi morta pelo companheiro com golpes de faca no pescoço e no peito, no Recanto das Emas, no Distrito Federal. Após o crime, ele tentou tirar a própria vida, mas foi socorrido a tempo e encaminhado para um hospital. Segundo a Polícia Civil, posteriormente, o acusado foi levado para a cadeia. 

*Sob supervisão de Fausto Carneiro 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.