R100 Logo
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Recorde histórico: Brasil registra 2,1 milhões de viajantes em voos para o exterior em novembro

Última marca do mês tinha sido em 2023, quando 1,8 milhão de pessoas optaram por sair do país

Brasília|Do R7, em Brasília

Brasil bate recorde pela primeira vez na história Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil bateu o recorde de pessoas que viajaram para o exterior no mês de novembro. Este é o maior acumulado para o mês desde 2000, quando o índice passou a ser analisado. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, foram 2,1 milhões de passageiros, 14% a mais que em 2023, quando 1,8 milhão de pessoas optaram por sair do país.

Leia mais

“Estamos tendo um ano de muito sucesso na nossa aviação internacional, com previsão de ser o melhor da história. O bom resultado alcançado até aqui é fruto de grandes parcerias realizadas com o Ministério do Turismo, Embratur, empresas aéreas e toda a cadeia produtiva. Entre as ações realizadas pelo Governo Federal está o lançamento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), com investimentos para promover o turismo internacional”, afirmou o ministro da pasta, Silvio Costa Filho.

De janeiro a novembro deste ano, pelo menos 22,6 milhões de turistas passaram pelos aeroportos brasileiros com destino ao exterior. Os países com maiores fluxos, tendo o Brasil como origem ou destino, são Chile, Portugal, Argentina e Estados Unidos.

Voos nacionais

No mesmo período, 107 milhões de pessoas viajaram pelos estados brasileiros, sendo 8 milhões apenas em novembro. Segundo a pasta, os destinos mais procurados foram nas regiões Sudeste e Nordeste.


Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil mostram que o país está crescendo em relação aos voos domésticos. De acordo com a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), o Brasil se tornou o quarto maior mercado no ranking mundial de voos domésticos, representando 1,2% do total mundial. Em operações nacionais, o país teve um crescimento de 6,6%, média acima do mercado global (5,6%). O número de passageiros em voos nacionais fica atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.