Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Relator defende redução gradual da jornada 6x1 e diz esperar avançar com parecer

Luiz Gastão (PSD-CE) afirma ter recebido ‘feedbacks positivos’ em relação ao texto

Brasília|Joice Gonçalves, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Deputado Luiz Gastão apresentará parecer sobre redução da jornada de trabalho na Câmara dos Deputados.
  • A proposta prevê uma diminuição gradual da jornada para evitar impactos negativos nas empresas.
  • O relator recebeu feedbacks positivos e espera consolidar consenso durante a discussão.
  • A versão preliminar do relatório sugere limite de 6 horas de trabalho aos sábados e domingos, com adicional para horas extras.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Deputado Luiz Gastão é o relator da proposta na Câmara Reprodução/Agência Câmara

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) afirmou, na noite desta terça-feira (2), que apresentará na quarta-feira (3) na subcomissão de Trabalho da Câmara seu parecer preliminar sobre a proposta de redução da jornada de trabalho, que pode dar fim à escala 6x1.

Segundo ele, o texto seguirá o modelo de diminuição gradual, pensado para garantir tempo de adaptação às empresas e preservar a organização produtiva, especialmente de microempreendedores.


“No meu parecer preliminar, que será apresentado amanhã na Comissão, a ideia é reduzir de forma gradativa a jornada, observando a organização social de microempreendedores. A ideia é construir um parecer justo para que possa avançar na pauta”, disse o relator.

Leia mais

Gastão afirmou que o relatório recebeu feedbacks majoritariamente positivos, tanto de parlamentares quanto de representantes do setor produtivo. O deputado também espera que a discussão prevista para esta quarta-feira ajude a consolidar pontos de consenso e mantenha a espinha dorsal do texto.


“Tenho recebido feedbacks, na sua maioria positivos, em relação ao relatório. A possibilidade de abrir a discussão amanhã é importante para que possam manter as ideias desse parecer, para que ele avance para as outras comissões”, afirmou.

O parlamentar já havia defendido, em documentos apresentados anteriormente, que uma redução brusca da jornada como a prevista em propostas que tratam de 44 para 36 horas semanais poderia gerar reflexos econômicos adversos, como queda de produtividade e aumento do desemprego. Por isso, sugeriu um modelo escalonado, com redução de uma hora por ano, até chegar ao limite de 40 horas semanais.


Além da mudança na jornada, Gastão também discutiu medidas de compensação tributária para empresas cujo custo com folha de pagamento representa parcela significativa do faturamento. Ele argumenta que a adoção de um modelo mais equilibrado pode ajudar a absorver custos decorrentes de uma transição gradual.

Na versão preliminar do relatório, o deputado também prevê limite de seis horas diárias para o trabalho aos sábados e domingos, com pagamento de adicional de 100% sobre o valor da hora normal quando houver horas extras.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.