Republicanos do DF afirma que Ibaneis Rocha 'tem histórico democrático'
Partido repudia atentado contra as instituições democráticas e defende oposição baseada no diálogo
Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília
O Partido Republicanos afirmou que o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, "tem histórico de homem democrático, defensor da lei e da ordem". Em nota publicada nesta segunda-feira (8), um dia após atentados contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, a sigla repudiou a depredação dos prédios públicos.
O Republicanos destacou que na democracia a oposição deve ser exercida por "meio do debate de ideias, críticas construtivas e com a execução de projetos que conduzam o país por um caminho de desenvolvimento e construção."
Leia também: Alexandre de Moraes determina afastamento de Ibaneis Rocha do Governo do DF
Ibaneis foi afastado do cargo por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu ao pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). A entidade viu omissão de Ibaneis em garantir a segurança dos prédios públicos que abrigam o Congresso, o Supremo e a presidência da República.
A decisão de Moraes vale por 90 dias, inicialmente. "Sobre o afastamento do governador Ibaneis Rocha, o Republicanos acredita no trabalho do governador, que tem um histórico de homem democrático, defensor da lei e da ordem, durante sua atuação na gestão pública e na advocacia", escreveu o partido.
Leia também: Governador do DF pede desculpas após atos de vandalismo em Brasília
Ibaneis disse que vai aguardar a decisão com serenidade e que respeita o entedimento do ministro Alexandre de Moraes.