Brasília Reservatório de água do DF atinge capacidade máxima

Reservatório de água do DF atinge capacidade máxima

Manancial de Santa Maria, segundo em volume da capital, atingiu 1.072 m, equivalente a  61,31 milhões de metros cúbicos de água

  • Brasília | Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Reservatório de água de Santa Maria, que alcançou a capacidade máxima nesta segunda (14)

Reservatório de água de Santa Maria, que alcançou a capacidade máxima nesta segunda (14)

Adasa/Reprodução

O reservatório de água de Santa Maria, no Distrito Federal, atingiu a capacidade máxima de volume na tarde desta segunda-feira (14). O manancial é o segundo maior da capital e chega a 100% de lotação, alcançando 1.072 metros – 61,31 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF). O reservatório chega a esse volume um ano após o primeiro transbordamento de 2021.

Com o volume atingido, o reservatório soma em seu espelho d’agua uma área de 7,65 km². A área de drenagem com essa capacidade é de 101 Km². A Adasa define as condições de funcionamento do local, que é operado pela Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental). 

A represa faz parte da bacia hidrográfica do rio Paranoá. Com volume máximo de água, os índices de abastecimentos no decorrer deste ano devem ser positivos. Apesar dos números, a Adasa orienta o consumo consciente do recurso hídrico, para que o reservatório não sofra perdas significantes no período de estiagem.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas