Brasília Saúde: ex-secretários serão ouvidos por suposto pagamento irregular

Saúde: ex-secretários serão ouvidos por suposto pagamento irregular

Osnei Okumoto e Francisco de Araújo são suspeitos de priorizar pagamentos a uma empresa do ramo de alimentação no DF

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Francisco de Araújo Filho depôs na CPI da Pandemia do Senado

Francisco de Araújo Filho depôs na CPI da Pandemia do Senado

Pedro França/Agência Senado - 02.09.2021

O TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) vai ouvir os ex-secretários de Saúde do DF Osnei Okumoto e Francisco de Araújo Filho por suspeita de irregularidades em pagamentos quando estavam à frente da pasta. A suspeita é de que tanto Osnei quanto Francisco teriam priorizado pagamentos a uma empresa do ramo de alimentação.

A representação que levou à decisão do TCDF é da procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira.

Ex-secretários

Osnei foi o primeiro secretário de Saúde do governo Ibaneis Rocha

Osnei foi o primeiro secretário de Saúde do governo Ibaneis Rocha

Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

Osnei Okumoto foi o primeiro secretário de Saúde do governo Ibaneis Rocha. Ele pediu demissão em março de 2020, no início da pandemia, e foi substituído por Francisco de Araújo Filho, que foi investigado e chegou a ser preso durante a Operação Falso Negativo da Polícia Federal.

O ex-secretário foi acusado de corrupção em esquemas de contratos da pasta e de superfaturar testes para a Covid-19.

"Esclareço que não fui notificado pelo Órgão de Controle e irei me pronunciar logo assim que tiver conhecimento da decisão. Ainda, todos os atos de minha gestão foram realizados respeitando os princípios que regem a Administração Pública e as legislações vigentes", alegou Osnei.

Ele também disse que não teve acesso a todas as peças citadas no documento. A equipe do R7 não encontrou Francisco de Araújo para que ele comente a decisão do TCDF. O espaço para manifestação dos ex-secretários permanece aberto.

Últimas