Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saúde: ex-secretários serão ouvidos por suposto pagamento irregular

Osnei Okumoto e Francisco de Araújo são suspeitos de priorizar pagamentos a uma empresa do ramo de alimentação no DF

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Francisco de Araújo Filho depôs na CPI da Pandemia do Senado
Francisco de Araújo Filho depôs na CPI da Pandemia do Senado Francisco de Araújo Filho depôs na CPI da Pandemia do Senado

O TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) vai ouvir os ex-secretários de Saúde do DF Osnei Okumoto e Francisco de Araújo Filho por suspeita de irregularidades em pagamentos quando estavam à frente da pasta. A suspeita é de que tanto Osnei quanto Francisco teriam priorizado pagamentos a uma empresa do ramo de alimentação.

A representação que levou à decisão do TCDF é da procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira.

Ex-secretários

Osnei foi o primeiro secretário de Saúde do governo Ibaneis Rocha
Osnei foi o primeiro secretário de Saúde do governo Ibaneis Rocha Osnei foi o primeiro secretário de Saúde do governo Ibaneis Rocha

Osnei Okumoto foi o primeiro secretário de Saúde do governo Ibaneis Rocha. Ele pediu demissão em março de 2020, no início da pandemia, e foi substituído por Francisco de Araújo Filho, que foi investigado e chegou a ser preso durante a Operação Falso Negativo da Polícia Federal.

O ex-secretário foi acusado de corrupção em esquemas de contratos da pasta e de superfaturar testes para a Covid-19.

Publicidade

"Esclareço que não fui notificado pelo Órgão de Controle e irei me pronunciar logo assim que tiver conhecimento da decisão. Ainda, todos os atos de minha gestão foram realizados respeitando os princípios que regem a Administração Pública e as legislações vigentes", alegou Osnei.

Ele também disse que não teve acesso a todas as peças citadas no documento. A equipe do R7 não encontrou Francisco de Araújo para que ele comente a decisão do TCDF. O espaço para manifestação dos ex-secretários permanece aberto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.