Brasília Saúde lança campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Saúde lança campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Objetivo é atualizar a carteirinha de jovens que deixaram de tomar imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação

  • Brasília | Maurício Ferro, do R7, em Brasília

Campanha de vacinação começa nesta sexta (1º) e segue até 29 de outubro

Campanha de vacinação começa nesta sexta (1º) e segue até 29 de outubro

Tony Winston/Divulgação Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou na manhã desta quinta-feira (30) a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O objetivo da iniciativa é atualizar a carteirinha de vacinação de quem deixou de tomar imunizantes que pertencem ao Calendário Nacional de Vacinação.

A campanha começa nesta sexta-feira (1º), com previsão de conclusão no dia 29 de outubro. No dia 16, o governo federal vai promover o Dia D, com mobilização nacional. Faz parte desse calendário a imunização contra o sarampo, a meningite e a caxumba.

O Ministério da Saúde destacou, entre os motivos para os pais levarem as crianças e jovens menores de 15 anos para vacinar, a segurança das vacinas.

Alem disso, a Pasta observou que a maioria das reações adversas é leve, como dores e sensibilidade no local da injeção. Todas as vacinas ofertadas são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O lançamento da campanha foi feito pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, que ocupa o cargo de ministro interino enquanto o ministro Marcelo Queiroga se recupera da Covid-19 nos Estados Unidos.

Durante o evento, Rodrigo Cruz chorou ao anunciar a campanha e foi consolado pelo Zé Gotinha.

“Bom, então, tenho duas crianças, uma de 2 anos e uma de 5 anos, o Benício e o Otávio, todos estão vacinados independente da campanha. Queria destacar aqui a importância da campanha de vacinação…”, começou a dizer o ministro interino, emocionado.

Em seguida, um homem que estava no palco levou alguns guardanapos para Rodrigo Cruz, que fez uma interrupção em seu discurso. “Obrigado”, agradeceu, dando continuidade ao discurso. “A gente fica muito tempo fora de casa, esses dias são intensos, sempre que falo das crianças acabo me emocionando.” Em seguida, foi abraçado pelo Zé Gotinha, personagem da vacinação brasileira.

Vacinas
A campanha ocorre em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. São mais de 45 mil postos de vacinação.

Veja abaixo as 18 vacinas para crianças e adolescentes que são oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI):

Até 7 anos: BCG, hepatite B, penta, polio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela.

A partir dos 7 anos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa.

Últimas