Secretaria anuncia cinco novos centros especializados em saúde mental no DF até 2026
Atendimento psicossocial será ofertado em Ceilândia, Recanto das Emas, Guará, Taguatinga e Gama
Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília
O Distrito Federal receberá cinco novos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) até o início de 2026. Segundo a Secretaria de Saúde, serão contempladas as regiões administrativas de Ceilândia, Recanto das Emas, Guará, Taguatinga e Gama, sendo que duas unidades serão entregues em 2025.
Veja mais
A pasta definiu que as unidades do Recanto das Emas e de Ceilândia serão destinadas ao público infantojuvenil (Capsi). Já o atendimento do Guará e de Taguatinga serão voltados para o tratamento de distúrbios causados pelo abuso de álcool e outras drogas.
A última unidade deverá ser implantada no Gama, e está prevista a inauguração em 2025. O local acolherá pessoas a partir de 18 anos que sofrem com transtornos mentais agudos ou crônicos.
O Capsi do Recanto das Emas também está previsto para o próximo ano e passará por uma mudança no endereço. O serviço prestado na Quadra 307 da região administrativa será transferido para um novo espaço no Setor Hospitalar local. O investimento para abertura do centro foi de aproximadamente R$ 4,7 milhões.
“O centro é esse espaço de cuidado, uma referência para a Rede de Atenção Psicossocial, e está profundamente inserido na comunidade. Promove um acolhimento de portas abertas [sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento], integrado com outros serviços de saúde e políticas públicas”, disse a diretora de Serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Fernanda Falcomer.
*Sob supervisão de Fausto Carneiro