Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Secretaria da Mulher da Câmara aciona corregedoria para apurar ofensas a Marina Silva

Ministra do Meio Ambiente sofreu ofensas pela segunda vez durante audiências no Congresso

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News
Ministra Marina Silva é ofendida por deputado durante participação em audiência
Ministra Marina Silva é ofendida por deputado durante participação em audiência Vinicius Loures /Câmara dos Deputados/03-07-2025

Após a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, sofrer novos ataques na Câmara dos Deputados, a Secretaria da Mulher da Casa acionou nesta quinta-feira (3) a Corregedoria Parlamentar para apurar a situação.

O caso ocorreu durante uma audiência pública sobre meio ambiente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na quarta-feira (2). Na ocasião, o deputado Evair de Melo (PP-ES) fez críticas à ministra, a chamou de “adestrada” e disse que ela “nunca trabalhou”. O parlamentar chegou a comparar a sua atuação com a de grupos como o Hamas.


Veja mais

Em nota, a Secretaria da Mulher disse que a ministra foi ofendida de forma desrespeitosa e incompatível com os princípios democráticos.

“É urgente interromper a escalada de casos de violência política de gênero que têm ocorrido nas esferas federal, estadual e municipal com o objetivo claro de intimidar e silenciar mulheres que ocupam posições de liderança”, diz o texto.


Segundo as parlamentares, nos últimos tempos se tem observado uma banalização do espaço legislativo “em que autoridades convocadas para contribuir com o debate público são alvo de ofensas e ataques pessoais, transformando audiências em palanques de desrespeito e intolerância”.

A Secretaria da Mulher também afirmou que atuará com a mesma firmeza em qualquer outro caso em que deputadas sejam desrespeitadas.


Em maio, a ministra Marina Silva também passou por um episódio semelhante, quando sofreu ofensas por parte de senadores durante uma audiência promovida pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.